A mostra Roma: A vida e os imperadores que retrata fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império ficará em cartaz de 21 de setembro a 18 de dezembro na Casa Fiat de Cultura. O importante capítulo da história do povo romano será contado por meio de arte, arquitetura e um acervo parte do patrimônio mundial. Entrada franca.
Com curadoria de Guido Clemente, a exposição introduz, de forma inédita na América, fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império, de Júlio César (44 a.C.) e Augustus (falecido em 14 d.C.) até Septímio Severo (193-211) e seu filho Caracala (211 - 218).
A exposição conta com 370 obras originais, entre esculturas, mosaicos, joias, cerâmicas, pinturas, adornos, vestimentas e objetos do dia-a-dia, provenientes de importantes museus da Itália. Roma – A vida e os imperadores está organizada em quatro núcleos: “Entre César e Augusto: o nascimento do Império”; “Nero”; “O apogeu do Império”; e “Um Império multicultural”. Entre os destaques, estão três paredes com afrescos da Vila de Pompéia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, Desenhos do Coliseu, o Busto de Trajano em bronze, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário